domingo, 27 de outubro de 2013

O início da Obra de Deus em Tatuí

Por volta de 1928, o irmão Augusto Rolim, da cidade de Votorantim, trouxe a mensagem da Obra de Deus a Tatuí. Os primeiros a se converterem foram os irmãos Vicente José Antonio e sua mulher, a irmã Ana Maria da Conceição, e Lourenço Rodrigues de Souza e sua mulher, a irmã Benedita de Souza. Vicente se tornaria o primeiro cooperador de Tatuí (na época chamado de encarregado) e Lourenço, seu auxiliar. Os quatro foram batizados na cidade de Sorocaba.

O primeiro batismo em Tatuí seria realizado no dia 30 de abril de 1930, atendido pelo irmão José Thomaz da Costa, ancião de Sorocaba. Obedeceram três almas: Ignácia Cassemiro da Silva, Elvira Gomes de Alcântara e Lucas de tal. O segundo batismo de que se tem notícia seria realizado exatamente três anos depois, no dia 30 de abril de 1933, novamente atendido pelo irmão José Thomaz da Costa, que desta vez batizaria dezessete almas, entre eles: Amália da Silva Berger, Paulo Silva, João Silva, Laudelino Gonçalves de Paula, João Silveira Garcia (Zico) e sua mulher Clementina Silveira, João Ribeiro, Estanislau Rodrigues de Souza, Julio (do Bairro da Vileta), Erpídio Rodrigues de Souza, Lázara Rodrigues de Souza (Lazinha), João Rodrigues de Souza, Benedito (Ditão 44), Maria Antonia e outros.

O primeiro hinário utilizado foi Inni e Salmi Spirituali, em italiano, trazido dos Estados Unidos pelo irmão Louis Francescon, que continha 313 hinos e trazia a seguinte inscrição: Assemblea Cristiana - 1350-52 W. Eril St. - Chicago, Ill. USA - 1924. O segundo, com 329 hinos, era composto de hinos em italiano e hinos em português. Por volta de 1937, surgiria o primeiro hinário totalmente em português, chamado Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituaes, baseado principalmente no Nuovo Libro de Inni e Salmi Spirituali, então usado nas congregações da Itália e América do Norte. Contem 189 hinos, numerados de 330 a 518, que deveriam ser cantados com as músicas do hinário anterior. O 330 seria contado com a melodia do nº 1 anterior e assim por diante.

Todas essas informações nos foram passadas pela irmã Amália da Silva Berger, antes da enfermidade com que o Senhor a recolheria, acompanhado de seu esposo, Pedro Berger. Não foi mencionado um ou outro irmão, entre os relacionados, que tenha deixado o caminho do Senhor. 

sábado, 19 de outubro de 2013

História da Obra de Deus no Bairro Boa Vista, em Tatuí

A Obra de Deus no bairro Boa Vista, em Tatuí, também conhecido como Guilherme Wendell, nome da extinta estação ferroviária, teve início no ano de 1942, na casa do irmão José Berger, cooperador, com cultos às quartas-feiras, à noite, e aos domingos, à tarde. O primeiro batismo no local foi realizado no dia 26 de setembro de 1943, atendido pelo irmão Fernando Afonso, ancião de Sorocaba, quando obedeceram 26 almas. No segundo batismo, em dezembro do mesmo ano, atendido pelo mesmo ancião, Deus chamou mais 16 ou 17 almas.

No ano de 1944, foi construída a primeira Casa de Oração, de madeira, em terreno cedido pelo irmão José Berger. Nesse ano, também é realizado, em março, o terceiro batismo: obedeceram 8 ou 11 almas. O irmão José Berger atende a obra até o ano de 1947, quando o Senhor o recolhe na terça-feira da Assembleia do Brás, da qual pretendia participar. O novo cooperador se chama Salvador Rodrigues.

Em 1949 é formada a orquestra na congregação do bairro Boa Vista, sempre chamada de Guilherme Wendell, devido à estação. A casa de oração de madeira daria lugar a uma nova construção de alvenaria no ano de 1954. O último batismo no local de que se tem notícia aconteceu em 1965 ou 1966, quando obedeceram três almas.

O irmão Camilo Antonio Leite substitui Salvador como cooperador a partir de 1968, permanecendo até 14 de janeiro de 1989, quando dorme no Senhor. A partir desta data, aquela obra passa a ser atendida pelo irmão José Antunes, morador do bairro próximo do Guaxingu, até que Agenor da Paz assume como cooperador.  A casa de oração é ampliada e reformada e novos batismos foram feitos num lago natural na propriedade vizinha até que é construído um tanque artificial.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Casa de oração em CutralCo, Provincia del Neuquén, Argentina


Casa de oração de Osvaldo Cruz, SP, Brasil


Casa de oração de Copiata, Paraguai


Casa de oração de Johanesburgo, África do Sul



Casa de oração em San Nicolás, Argentina


Congregação Cristã é invadida por ladrões na cidade de Itamarandiba (MG)

Itamarandiba, MG (Surgiu.com) - A nossa reportagem foi até a igreja Congregação Cristã no Brasil, situada à Rua Progresso no bairro Primeiro de Maio, onde teve suas dependências invadidas por ladrões, provavelmente na madrugada desta terça para quarta-feira 16/10, isso por que membros da igreja só estiveram no local na tarde desta quarta-feira para trabalhos rotineiros no templo, e quando chegaram se depararam com sinais de arrombamento.

Durante a ação, os criminosos teriam entrado pelos fundos da igreja, por cima do telhado e descido em um corredor que dá acesso ao interior das dependências da Congregação.

Uma segueta que estava em uma caixa de ferramentas foi usada para serrar o cadeado de um portão que dá acesso ao escritório da administração. Dentro da sala o cofre foi revirado e documentos como notas fiscais estavam espalhadas pelo chão. Um computador teve o monitor tirado do local, além das gavetas terem sido violadas, janelas e portas foram arrombadas.

O prejuízo teria sido de apenas algumas moedas que estavam no cofre, e a porta que estava destruída, não há suspeitos na ação criminosa. Há mais de três anos, a mesma igreja teria sido invadida, na época sofreu um prejuízo de mais de 4 mil reais, após o incidente, a administração da igreja resolveu não deixar mais dinheiro dentro das dependências da Congregação.Os bandidos perderam o respeito com templos religiosos, no mês de junho a igreja Assembléia de Deus da Missão, foi alvo de vandalismo e teve prejuízo de portas arrancadas, a igreja católica de Santa Luzia próximo ao hospital Itamarandiba, também este ano, sofreu com atos de ladrões por duas vezes.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Congregação Cristã na Síria

Conforme comunicado expedido por nosso irmão cooperador Gergi Fouad Krouchane, o irmão ancião Isaías Grillo se encontra na Síria para fins de supervisão periódica, tendo já ministrado o sacramento do Batismo em Damasco, além do serviço de Santa Ceia (o mesmo previsto para as demais localidades e/ou núcleos). Devido a atual crise síria, seus confrontos e ataques, rogam nossas orações e preces.

[com informações e foto de CCB Mensagens]

Cartão de recitativo de crianças na Congregação Cristã no Japão


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NA SÍRIA - Cooperador Gergi Krouchane visita ancião Jorge Couri

por Ednelson Fiuza de Oliveira, em International Christian Congregation

Conforme sabemos, a Síria e nações circunvizinhas encontram-se envoltas em conflitos cuja gravidade já adquire os contornos de uma crise em nível internacional. A Congregação Cristã na Síria, atualmente composta por sete núcleos institucionalmente coligados, apresenta-se relativamente íntegra atendo-se, contudo, à discrição e cautela - em face da contínua animosidade e resistência islâmica.

Irmão Gergi Fouad Krouchane, cooperador oficialmente designado (responsável pelo núcleo situado em Jaramana - Kirayatt) encontra-se em visita ao Brasil, tendo-se deslocado por diversas regiões do país. Acompanhado de parte de sua parentela têm relatado com minúcias o ocorrido naquela nação, além dos muitos sobressaltos com os quais os cristãos sírios diariamente se deparam.

Nessa etapa final de sua visita, esteve em São Paulo, capital, e mais precisamente na residência de nosso "primus interpares" ancião Jorge Couri (o qual ainda convalesce).


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Casa de Oração no Suriname


Casa de Apoio de Barretos

International Christian Congregation - A cidade de Barretos/SP abriga o maior hospital para o tratamento de câncer da América Latina. Com a grande quantidade de nossos irmãos e irmãs que vinham para se tratar desta terrível doença, alguns de perto e outros de longe, de outros Estados, do Nordeste e Norte do país, por exemplo, muitas vezes não tinham dinheiro para pagar algum lugar para se hospedar, tendo que dormir nas ruas ou nos corredores do hospital. Deus fez sentir e preparou que a CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL construiu uma CASA DE APOIO, chamada de ANEXO CCB, a fim de abrigar nossos irmãos.

O ANEXO CCB é uma referência em excelência, com dependências impecáveis e atendimento excelente, isso sem remuneração para grande parte dos que lá trabalham como voluntários. Também serve de apoio a muitos outros que não professam nossa fé e doutrina, mas também precisam de um lugar para se abrigar. Na localidade, há uma Casa de Oração, que celebra cultos regularmente. — com Helena Masson.