terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Do site São Vicente Agora, de São Vicente do Seridó, PB
O evento religioso ocorreu na manhã deste domingo e contou com a presença de 250 pessoas
JUAZEIRINHO – PB: A igreja Congregação Cristã no Brasil realizou seu primeiro batismo no município de Juazeirinho, na manhã deste domingo (20), no açude do distrito industrial da Barra.
Segundo o cooperador da sala de oração da Congregação em Juazeirinho, Leandro, mais de 250 pessoas participaram do evento religioso.
Vieram pessoas de toda a região para assistirem o batismo, a exemplo de Assunção, Campina Grande, Desterro, Junco do Seridó e Soledade.
Após o batismo, um almoço para os fieis foi servido nas dependências do Colégio Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, localizado no conjunto Arnaldo Lafaiete, zona oeste da cidade.
A Congregação Cristã no Brasil em Juazeirinho funciona na rua Carmem Verônica, ao lado da Ceasa, no centro da cidade, e os cultos acontecem às quartas e sábados, às 19h30.
História da Congregação Cristã
Em fins do século 19, segundo relato de próprio punho, o ítalo-americano Louis Francescon é advertido por via de uma revelação quanto ao batismo em sua acepção imersionista, vindo a submeter-se ao mesmo.
A convicção relativa ao ato e sua ministração conduziu Francescon - e alguns aderentes - à ruptura para com sua anterior filiação presbiteriano-valdense.
Em 1907, na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue (semelhantemente a rua Azuza, em Los Angeles, Califórnia), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo, com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus.
Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se àquela missão pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina (PR), batizando o italiano Felício Mascaro e mais 10 pessoas.
Depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais 20 pessoas.
Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e, após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome Congregação Cristã do Brasil, alterado nos anos 1960, por questões internas, substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países.
Em 2010, contabilizou 2,3 milhões de membros declarados no Brasil.
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente, em Assembleia Geral, quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário