sábado, 8 de fevereiro de 2014

Congregação Cristã em Portugal segundo a Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Congrega%C3%A7%C3%A3o_Crist%C3%A3_em_Portugal
A Congregação Cristã em Portugal é uma igreja cristã evangélica.

A Congregação Cristã em Portugal tem origem no retorno do emigrante português Domingos de Sá em 1928 de São Paulo, Brasil, onde conhecera a Congregação Cristã no Brasil. O núcleo original da Congregação Cristã em Portugal foi na cidade do Porto.

Nos anos 1960 e 1970 imigrantes portugueses levaram sua fé para o Luxemburgo, Suíça e Bélgica, resultando as Congregações Cristãs daquelas nações. Só depois da Revolução dos Cravos em 1974 a Congregação Cristã em Portugal foi oficializada e o primeiro local de reunião pública aberto no Porto.

Desde a década de 1990, a Congregação Cristã em Portugal recebeu um influxo de brasileiros, principalmente aos arredores de Lisboa e no Sul.

Em 2010 havia aproximadamente 200 congregações em Portugal, com 30 000 membros. Embora em todo o território nacional, a maior parte está concentrada no vale do Rio Douro, onde é a maior denominação evangélica da região.[carece de fontes]

Vela pela liberdade religiosa, sendo membro da Aliança Evangélica Portuguesa.

Aceita a Bíblia como única fonte de doutrina e guia. Crê em Jesus Cristo como único Salvador, cuja morte provê expiação dos pecados por graça. Pratica batismo adulto por imersão e a Santa Ceia.

Referências:
1. Christian Congregation in the United States. Doctrine & By-laws. Buffalo, NY. 1997
2. ALVES, Leonardo M. "Christian Congregation in North America: Its Inception, Doctrine, and Worship". Dallas, 2006.
3. CONGREGAÇÃO CRISTÃ EM PORTUGAL. "Horários de Cultos". Porto, 2010.
4. FRANCESCON, Louis. "Faithful Testimony". Chicago, 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário