sexta-feira, 7 de setembro de 2012

OBRA DE DEUS NA ROMÊNIA‏

A Obra de Deus, tal como a conhecemos, já existia na Romênia desde 1889. Atualmente estão com 659 templos e quase 50.000 irmãos. Para um país pequeno, uma obra gigantesca. Fantástico! confira a mensagem que repasso. APDD
Melqui

A PAZ DE DEUS,
Com referência à Romênia, Deus preparou de estarmos lá em 2010 e agora em abril de 2012. Tem uma irmã romena chamada Andreea casada com brasileiro que mora na Irlanda. Ela tem 23 anos de idade e fala o português fluentemente e, como é romena, fala o romeno.

Ela contou-me sobre a Igreja Cristã Evangélica que tem 650 templos e aproximadamente 50.000 crentes. Existe desde 1889, homens sentam de um lado e irmãs do outro, não tem dízimo, não tem título de pastor, não ganham para pregar. Falamos com 7 presbíteros em 2010, na sede central que fica na capital Bucareste, numa reunião de 4 horas.

Lemos os pontos doutrinais deles, hinário de música e hinário para irmandade, e vimos que muita coisa é igual à CCB. Ao longo destes 3 anos descobrimos que quem levou o evangelho em 1889 foi o ancião da Congregação Cristã na Inglaterra e, posteriormente, o irmão Lombardi, que era companheiro do irmão Luis Francescon. Este Lombardi é quem levou o evangelho na Argentina em 1910.

Eles tem o hinário de música e muitos hinos são iguais aos nossos e alguns até a poesia. Na década de 1930, quando iniciou a orquestra no Brasil, lá também iria iniciar, mas o comunismo dominou a Romênia e com isso nossos irmãos foram proibidos de reunir-se.

Em 1990, acabou o regime comunista e eles voltaram a reunir-se. Em 2010, quando estive lá pela primeira vez, eles nunca haviam escutado falar sobre a Congregação e a CCB nunca havia ouvido falar deles.

De 2010 para cá, passamos a estreitar nossas conversas e, dia 08 de agosto de 2012, vieram no Brasil 2 presbíteros, sendo 1 deles o secretário geral de todos os 650 templos. Conheceram a sede do Brás em todos os setores, onde o diácono do Brás, Henrique Borlengui, nos acompanhou.

À noite, após o culto no Brás, reunimos com o irmão Jorge Curi, Gerbes Oliva, Evandro entre outros e, após o irmão Jorge fazer perguntas em quase 2 horas de conversa, nosso irmão Jorge disse: não tenho dúvidas, são nossos irmãos em Cristo!

Ficaram no Brasil do dia 08 até dia 13 de agosto, eu os levei em vários cultos e assistiram unção, batismo no Brás, reunião para mocidade, ensaio regional, entre outras coisas.

Fizeram um relatório e levaram para apresentar aos demais presbíteros na Romênia e depois manterão contato conosco.

Pelo motivo do comunismo e terem ficado dispersos, foi introduzido entre eles muita coisa diferente da Congregação, onde teremos que clamar a Deus e, devagar, introduzir entre eles a ordem de culto, entre outras coisas.

O que trouxe esperança para o irmão Jorge Curi e, para todos nós, é que não tornaram-se profissionais do evangelho, são presbíteros pobres, sem dízimo, sem título de pastor e, até aqui, tem sido humildes em nos ouvir, sem contender com nossa maneira de cultuarmos e outras coisas que o Espírito Santo tem nos guiado.

Não sabemos o que Deus fará entre nós e eles, mas daremos continuidade em nossas conversas e visitas nossas na Romênia e visitas deles no Brasil.

Reconhecemos a dificuldade que teremos numa futura união, lembrando que eles existem há 113 anos, mas o irmão Jorge Curi nos pediu para ter muita paciência com eles, pois viu sinceridade em seus corações.

Para nós, o que Deus fará não importa e sim acreditamos que o Espírito Santo fará o que for melhor para aquela igreja que tanto sofreu no comunismo e não negou Cristo.

Todos que já estiveram na Romênia antes de 2010, estiveram nas igrejas pentecostais, Batista, entre outras, mas a Igreja Cristã Evangélica ninguém conhecia.

Pedimos a todos que orem, pois observamos um grande quebra-cabeça e nem imaginamos o que acontecerá quando Deus terminar de montá-lo.

Saudações! Eliseu Rivelli

14 comentários:

  1. A paz de Deus, irmão Eliseu!

    Não conhecia este blog até pouco tempo atrás. Deus o abençoe grandemente.

    bereiano.wordpress.com

    jovemccb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito impressionado com esta noticia de eeses companheiros em Cristo ja existia mesmo antes da obra no Brasil, mas... se Deus os sustentou até o dia de hoje la na humildade, debaixo do poder comunista e guardaram a fé, poderiam os irmãos do Brasil ser bem guiados mesmo, antes de fazer qualquer aproximação, a Obra la é mais antiga, porque eles tem que vir sujeitar ao jugo dos dirigentes da CCB do Brasil??? Onde em são Paulo ja estão se dividindo (Jandira) procure converter novas almas e deixe aos cuidados de Deus os Romenos os Chilenos (onde é outra obra que ninguém conhecia), use bem o seu tempo irmão... Deus ama os Romenos do jeito que eles são, procure não confundir a mente deles. e, se for plano de Deus ele mesmo o fará.
    Wilson
    Maringá Pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou nascido filho de Pai e Mãe que batizaram quando meninos na Congregação, eu creio que toda pessoa que Crer no Senhor Jesus de um puro e sincero coração, não ficará confundido nem envergonhado e garantirá a salvação.O Senhor Jesus disse, que ele conhece as suas ovelhas e dela ele é conhecido,por isso não devemos julgar ninguém em qualquer fé que a pessoa encontrou O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Nós da Congregação Cristã no Brasil não dizemos que somos exclusividades da obra de Deus. O Senhor opera como lhe apraz. Nossos irmãos já encontraram congregações em vários países, usando outras denominações, com a mesma luz que a nós foi revelada, ou seja, a guia do Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
  5. apdd com todos os irmaos olha como e nosso DEUS o diabo tentou dividir a obra no brasil sairam uns poucos rebeldes e com certeza problematicos e agora soma-se mais 50 mil irmaos romenos isso e um tapa na caro dos rebeldes, agora como sera essa uniao deixa que os irmaos anciaos daqui e de la resolver para isso foram feitos juizes por nosso DEUS e cabe a eles sentar e se entebder como ja esta sendo feito,a nos brasileiros so resta comemorar essa boa e otima noticia .apaz de DEUS com todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade meu irmão concordo plenamente, nem cabe a noz fazer tais comentários se Deus já designou os anciões para tratar dese asunto

      Excluir
  6. Em tempos de muitos abalos na CCB um fato como tal reforça os alicerces desta obra que é de Deus!
    Certamente que a CCB não é porta de entrada para o céu, mas sim Jesus Cristo nosso Salvador.
    Tudo tem um tempo determinado, vemos que o que está ocorrendo veio em boa hora!
    Sinto como se dois irmãos que a muito tempo não se viam um dia se reencontram .
    É bom que vivamos todos em união .
    André-SP

    ResponderExcluir
  7. APDD Irmão...
    Conheci esse blog ao procurar a CCB na Romênia. Meu marido é Romênio e eu sou brasileira. Viviamos na Espanha, mas agora retornamos para a Romênia. Mas ñ sabemos onde fica a CCB na Romênia. Segundo os irmãos da Espanha, existe a CCB, mas ñ temos o endereço..Meu esposo batizou recentemente e necessitamos congregar. Se essa é a CCB como o irmao disse, peço encarecidamente o endereço da igreja de lá...para que possamos congregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhei seu pedido ao irmão Melquisedeque,ancião em Tatuí. Veja a resposta:

      APDD

      Irmão Rubens:

      Não tenho o endereço de uma possível Congregação Cristã na Romênia. Não sei se existe. Se existisse, certamente estaria inserida no relatório, como foi feito recentemente com a Índia e com o Sri-Lanka. No entanto, considerando-se que a igreja que lá existe está em plena comunhão conosco (isso é fato real), isto por defendermos a mesma doutrina bíblica apostólica, seria razoável que fosse indicada essa igreja à pessoa que solicitou o endereço. Ressalto que não está descartada a possibilidade de uma união plena com eles, inclusive do nome. Isso, naturalmente, depende de outros fatores, inclusive das leis daquele país. Mas, cá entre nós, o nome é o que menos importa a essa altura, e sim a pura doutrina de Cristo. E isso, tanto nós como eles seguimos, graças a Deus. APDD
      Irmão Melqui

      Excluir
    2. APDD irmaos...estou nesse momento vivendo na Romênia com meu esposo e filho..Tem uns 10 dias q cheguei aqui...Estive falando com os irmaos de Madrid, onde congreguei no sábado, antes da partir...e conheci o irmao Fabiano e sua esposa( Ele brasileiro e ela Romenia)...também entrei em contacto com o irmao Israel, amigo de irmao Fabiano e que vive em SP. Ainda ñ fui a essa igreja visitar...mas irei essa mesma semana..Peço oraçao de todos os irmaos, pq desde que sai de Madrid a prova e as dificultades tem me acompanhado...Apareceu uma causa muito dificil na minha vida....é só Deus p ajudar-me. Os irmaos orem a Deus e se for da vontade de Deus ele pode revelar p os irmaos quais os problemas que estou enfrentando...
      Fiquem na Santa Paz de Deus.

      Excluir
  8. APDD. Irmão pretendo visitá-los na Romenia, poderia me enviar um e-mail pessoal? Meu e-mail: nenem250@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. GLORIA A DEUS MAIS 50.000 IRMÃOS PARA VISITAR, MILHARES DE IRMÃOS PARA APRENDER A MUSICA, DEZENAS DE CASA DE ORAÇÃO PARA CONSTRUIR, OUTRAS CENTENAS PARA CONGREGARMOS, OH JESUS MARAVILHOSO, VAMOS PREPARAR MOCIDADE, VAMOS COMBATER NESTE COMBATE, ESTA REGIÃO DA ROMENIA É UMA REGIÃO MUITO DIFÍCIL ESTA É A HORA DE LEVARMOS O EVANGELHO DA GRAÇA AOS MAIS ESTREITOS CONFINS DA TERRA, OREMOS TODOS E LUTEMOS TAMBÉM POR ESTA GRAÇA QUE NÃO TEM PAR.

    ResponderExcluir
  10. Sou membro da Congregração Cristã no Brasil, meus avós paternos eram membros da Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, meus pais chegaram a frequentar esta igreja e eu quando bem criança assistia as escolas dominicais, porém Deus fez uma obra em mim e em minha mãe, a qual trouxe conversão para minha casa e junto com meus pais passamos a frequentar a Congregração Cristã no Brasil. Tomando conhecimento da obra na Romenia, vejo que esta ocorrendo um equivoco quanto a origem desta igreja. Pelo que vi é a mesma origem da Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, quem quiser pode conferir no WiKipedia que traz uma informação detalhada sobre esta igreja, acho muito importante o ministério do Brás estar a par desta informação, e assim evitar degradação do nome da CCB desnecessário. De uma certa forma é dificil saber sobre a Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, pois eles não tem uma igreja sede e cada templo agem de forma autonoma.
    Na verdade não sou contra a unificação de igrejas de doutrinas semelhantes, no fundo até queria que isso acontecesse, más tudo tem que ser feito com a guia de Deus.
    Att// Sebastião

    ResponderExcluir